O simples mercado de cuidados com a saúde seria extremamente ineficiente

É por isso que o pagamento dos cuidados com a saúde, ao contrário dos alimentos e do vestuário, é feito quase exclusivamente através de sistemas de seguros (ou, como é cada vez mais o caso nos Estados Unidos, através de grandes organizações de gestão da saúde, as Organizações de Gestão da Saúde). É a incerteza associada ao consumo de cuidados médicos que constitui a característica dominante destes mercados. Também fornece a principal razão para o financiamento público dos cuidados com a saúde.

O mercado de seguros privados de saúde está sujeito a significativas assimetrias de informação. Isto leva a problemas de seleção adversa (as seguradoras atraem os riscos errados, o que obriga as empresas a recusarem segurar determinados grupos, instituindo práticas de garantia muito dispendiosas para outros) e de risco moral (controlar os custos é difícil, porque é muito dispendioso para as seguradoras determinar se as reclamações que recebem são justificadas).

Ambos os problemas geram, na melhor das hipóteses, enormes custos de transação e, na pior das hipóteses, uma falha completa do mercado. O sistema canadense de “pagador único” elimina o problema da seleção adversa de uma só vez, criando um plano universal único e obrigatório. Também minimiza o risco moral ao centralizar as negociações sobre taxas e melhorar o controlo sobre as condições de pagamento.

Contudo, é extremamente importante para a estrutura do sistema canadiano que o governo forneça seguro de saúde como um bem público e não como cuidados com a saúde ; e a razão pela qual o governo oferece este tipo de seguro não é que haja algo inerentemente errado em comprar ou vender seguros de saúde, mas sim porque o mercado não o faz de forma eficiente. Alejandro Zoboli como tratar unha encravada